Publicidade

cotidiano

Cemitérios de Campinas têm movimento intenso no dia de Finados

Famílias aproveitaram a reabertura dos cemitérios em meio a pandemia para visitar entes queridos; locais estavam fechados há sete meses

| ACidadeON Campinas -

Movimentação neste feriado de Finados no cemitério da Saudade, em Campinas (Foto: Luciano Claudino/Código19) 

Reabertos desde o último sábado (31), os cemitérios municipais de Campinas registraram movimento intenso nesta segunda-feira (2), feriado de Finados. Logo durante a manhã, famílias se reuniram para visitar túmulos no Cemitério da Saudade. As quadras do necrotério ficaram cheias depois de mais de sete meses sem visitações.

Em Campinas, os cemitérios estavam fechados desde o dia 19 de março, funcionando apenas para sepultamento. Por causa da alta procura, a Prefeitura reabriu os locais já no sábado, com objetivo de distribuir o fluxo entre o fim de semana.

Nos cemitérios privados, a procura também foi alta durante a manhã e a tarde. Por causa da pandemia, muitas famílias usaram a reabertura para enfim se despedirem de parentes e amigos que perderam a vida para a covid-19, e que não tiveram os velórios por causa da proibição.

O ACidade ON conversou com famílias de vítimas que procuraram usar a data de hoje para prestarem homenagens atrasadas (leia mais aqui).  

LEIA TAMBÉM: De obras de arte a milagreiros: os segredos do Cemitério da Saudade  



Segundo a Setec (Serviços Técnicos Gerais), foram estimadas de 15 a 20 mil pessoas por dia de sábado a hoje, sendo que o funcionamento dos locais foi restrito a 60% da capacidade. No ano passado, os cemitérios municipais receberam cerca de 50 mil pessoas no feriado.

Em frente a alguns cemitérios, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) montou um esquema com agentes de mobilidade urbana auxiliando o trânsito nas entradas.

Mais notícias


Publicidade