
O prefeito eleito Dário Saadi (Republicanos) apresentou, na manhã desta quarta-feira (2), a equipe que o auxiliará na transição do governo Jonas Donizette (PSB). Entre os membros, estão o atual secretário de Saúde Carmino de Souza e o ex-reitor da Unicamp José Tadeu Jorge (leia mais abaixo).
O anúncio foi feito por Dário no fim desta manhã, no Paço Municipal, ao lado do vice-prefeito eleito, Wanderley de Almeida (PSB), e do prefeito Jonas Donizette. Antes da apresentação dos membros da equipe de transição, Jonas leu uma carta de demissão de todo o atual secretariado.
CARTA DE DEMISSÃO
Jonas apresentou uma carta em que desligará todo o atual secretariado. O documento declara a demissão de todo o primeiro escalão do governo no dia 31 de dezembro. Segundo Jonas, isso foi feito para que Dário possa "fazer a melhor escolha da sua equipe".
"Essa carta de hoje cumpre aquilo que falei anteriormente à eleição. Estou desligando todo o primeiro escalão a partir do dia 31 de dezembro. Não sem antes agradecer a todos eles pela dedicação que tiveram. Isso faço para que vossa excelência prefeito eleito possa fazer a composição do seu time que vai ajudá-lo na tarefa de conduzir os rumos de Campinas", diz a carta.
Ainda no anúncio, Jonas declarou que deixa pago os salários de novembro e dezembro e o 13º salário dos servidores municipais, e que Dário "assumirá a Prefeitura com as obrigações trabalhistas em dia", comentou. Jonas disse também que ele deixa a Prefeitura com a 40% de comprometimento da folha de pagamento. "Bem abaixo do que quando eu assumi", falou.
Para finalizar, o prefeito agradeceu pessoalmente pelo trabalho do secretário de Saúde Carmino de Souza, entregando para ele um brasão da cidade de Campinas.
"Eu tenho uma dívida de gratidão eterna para o Dr. Carmino. É uma pessoa que foi como um pai pra mim em termos de conselhos, em termos de capacidade, em termos de humildade. É um homem que conquistou o coração de toda a nossa equipe"., disse Jonas. "Deixo em nome de Campinas essa homenagem por tudo o que o senhor fez por nós", finalizou.
EQUIPE DE TRANSIÇÃO
A equipe de transição de Dário Saadi é composta por seis pessoas, entre elas atuais membros do alto escalão do governo Jonas e pessoas que fizeram parte da composição do plano de governo de Dário Saadi.
São eles: Aderval Fernandes, José Tadeu Jorge, Michel Abrão Ferreira, Maurício Barbosa, Wanderlei Almeida, e Carmino de Souza.
José Tadeu Jorge foi reitor da Unicamp entre 2013 e 2017 e, junto de Aderval Fernandes, atual diretor financeiro da secretaria de Serviços Públicos, coordenou o plano de governo da chapa.
Já Maurício Barbosa é especialista de tecnologia de informação e será responsável pelo diagnóstico do grau de digitalização e de avanço tecnológico da prefeitura de Campinas.
Michel Abrão, Wanderlei Almeida e Carmino de Souza fazem parte do atual governo Jonas. Michel é secretário de Governo, Wanderlei, o Wandão, é ex-secretário de Relações Institucionais e atual vice-prefeito eleito, e Carmino é secretário de Saúde desde o início do governo Jonas.
Carmino foi chamado de última hora para compor a equipe como "reconhecimento pelo trabalho que ele fez durante a pandemia. Ele é quem vai coordenar a transição na área da saúde", explicou Dário.
O secretário de Saúde, no entanto, descarta continuar para a próxima administração. "Dr Carmino manifestou, há um tempo, a vontade de cuidar de outros projetos na vida e dar um descanso, cuidar dos familiares e de questões pessoais, mas ele fará parte da transição [da saúde] juntamente comigo", disse Dário.