Aguarde...

cotidiano

Uso excessivo do celular na quarentena pode comprometer postura

Fisioterapeuta mostra efeitos da utilização de dispositivos eletrônicos e ensina a reduzir danos na coluna

| ACidadeON Campinas

Uso do celular exige atenção com postura do pescoço (Foto: Divulgação)

Como lidar com a tensão originada na coluna pelo uso intensivo de smartphone, tablet e notebook durante a quarentena? Como melhorar a postura, tratar a coluna cervical e os ombros curvados decorrentes desse uso? A ginástica holística é uma ferramenta da fisioterapia que alinha o corpo e trabalha a musculatura por meio da sensibilização e da tomada de consciência, levando a uma reorganização da postura.

Patrícia Lacombe, fisioterapeuta e diretora do Instituto que leva seu nome, em Campinas, explica que, com o uso prolongado do celular, a cabeça tende a se posicionar para frente.

Quanto mais inclinada para frente, mais pesada ficará e mais tensão trará aos ombros e pescoço. Isso atinge pessoas de todas as idades e pode ser tratado com a ginástica holística, método que oferece benefícios como tonicidade, concentração, alongamento, melhora do funcionamento dos órgãos e dos movimentos do corpo, trazendo mais qualidade de vida.  



Os movimentos podem ser utilizados de forma terapêutica, para quem já sente dor e, também, de maneira preventiva, fortalecendo e estabilizando a musculatura de sustentação da coluna, com a correção do eixo postural. O resultado é mais eficaz e pode ser obtido com maior facilidade, sendo menos cansativo para o usuário.

A ginástica holística trata inúmeras patologias como hérnia de disco, dores ciáticas, lombares, Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho (DORT), fibromialgia, entre outras.

Patrícia diz que o método é educativo, proporciona consciência corporal e ensina a pessoa a ser participante no processo de cura. "Os movimentos são simples, dando autonomia para o paciente executá-los", disse.

Mais do ACidade ON