Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Unicamp: inscrições para vestibular começam em agosto

A primeira fase da Unicamp será no dia 17 de novembro deste ano - taxa de inscrição ainda não foi definida

| ACidadeON Campinas

Vista aérea da Unicamp, em Campinas. (Foto: Antoninho Perri/Unicamp) 

A Unicamp anunciou nesta terça-feira (16) as datas, formas de ingresso e demais informações sobre seu vestibular de 2020. A primeira fase da Unicamp será no dia 17 de novembro deste ano, e, a segunda, em 12 e 13 de janeiro de 2020. Já as inscrições abrirão em 1º de agosto e serão encerradas em 6 de setembro de 2019. O valor da taxa de inscrição ainda não foi divulgado.

As provas de Habilidades Específicas para os candidatos dos cursos de música serão de 09 a 16 de setembro e de 13 a 14 de outubro de 2019. Para os demais cursos que as exigem - Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança - ocorrerão entre 20 e 24 de janeiro de 2020.

Os pedidos de isenção da taxa, que valerá tanto para o vestibular tradicional quanto para a modalidade Enem, já estão abertos. Devem ser realizados até 6 de maio, exclusivamente no portal da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), no endereço www.comvest.unicamp.br.

A partir deste ano, o envio da documentação necessária (descrita no Edital) também é feito pela internet. A divulgação da primeira chamada será em 10 de fevereiro de 2020.

Além do vestibular tradicional, há outras modalidades de ingresso para os cursos de graduação: Enem, Vagas Olímpicas e Vestibular Indígena. Tanto no vestibular quanto pelo Enem, há cotas para estudantes autodeclarados negros e pardos.

CALENDÁRIO UNICAMP 2020

Inscrições e pagamento da Taxa de Inscrição: 1/8 a 6/9/2019
Provas de Habilidades Específicas de Música: Etapa I 09 a 16/9/2019
Etapa II 13 e 14/10/2019
1ª fase: 17/11/2019
2ª fase: 12 e 13/1/2020
Provas de Habilidades Específicas: 20 a 24/1/2020
Divulgação da primeira chamada: 10/2/2020
Matrícula (não presencial) da primeira chamada: 11/2/2020
Vestibular Indígena: 2 a 30/9/2019
Modalidade Enem-Unicamp: 15/10 a 14/11/2019
Vagas Olímpicas: 21/11/2019 a 10/1/2020

UNESP

A Unesp também divulgou as informações de seu vestibular 2020 nesta terça-feira (16). A primeira fase será em 15 de novembro, e a segunda, nos dias 15 e 16 de dezembro. O período de inscrições será de 9 de setembro a 7 de outubro. As datas para os pedidos de isenção e de redução da taxa ainda não foram divulgadas.

A Vunesp - responsável pela realização do vestibular - dá 75% de descontos no valor da taxa para os alunos de último ano do ensino médio, que cursem a rede pública estadual paulista. O resultado será divulgado em 3 de fevereiro de 2020.

DICAS

O professor Marcelo Pavani, coordenador do Curso Pré-Vestbular da Oficina do Estudante, tem mais de duas décadas de experiência em vestibulares e dá as seguintes dicas, baseando-se nas diferenças entre as provas:

UNICAMP 


- Dedique-se à lista de livros obrigatórios. É fundamental conhecer todos os originais, inclusive porque a Unicamp - nos últimos tempos - tem feito questões que relacionam aspectos das várias obras solicitadas. Quem lê o resumo tem apenas uma visão estanque do livro e raramente consegue estabelecer as conexões que a prova exige.

- A redação é muito específica. É preciso se preparar para gêneros textuais, que podem ser os mais diversos. Para se preparar é necessário - antes de tudo - ser um bom leitor. Ler gêneros diferentes, não só em busca da informação, mas atendo-se à forma como o texto é estruturado e montado.

- Resolva provas anteriores da primeira e da segunda fases pelo menos uma vez por mês. É claro que no começo do ano haverá questões cujo conteúdo o aluno ainda não se deparou ainda - e é natural que seja assim. Mas, é preciso se familarizar desde cedo - com o tipo de prova que a Unicamp faz.

UNESP


- Dê enfase às disciplinas de humanas porque 1/3 da primeira fase é composto com esse tipo de questão. Por isso, é importante que o aluno se dedique ao conteúdo de humanidades - mesmo que vá prestar engenharia.

- Estude história da arte (análise de pintura, escultura etc). Isso tem aparecido em todos os vestibulares, mas na Unesp essa abordagem é mais antiga e sempre aparece. O vestibular vai explorar isso e o aluno tem que estar preparado.

- Faça provas anteriores específicas da Unesp. Mas, preste bastante atenção e tome cuidado porque a Vunesp (fundação que faz vestibulares para várias faculdades) faz vários perfis de prova. Então, certifique-se que a prova que você irá resolver seja específica da Unesp.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON