Aguarde...

Especial Névio Archibald

Em live "surpresa", Jonas comenta pandemia e festeja chuva

Prefeito quebrou o protocolo e fez transmissão "solitária" na tarde desta quarta-feira

| Especial para ACidade ON

O prefeito Jonas Donizette em live nesta quarta (Foto: Divulgação)

Seguindo o exemplo de outras autoridades, como o governador paulista João Doria (PSDB), o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), tem feito transmissões ao vivo quase diariamente em suas redes sociais para falar sobre os casos de covid-19 na cidade e medidas tomadas por sua administração no combate à doença.

As transmissões são sempre divulgadas com antecedência para a imprensa, que pode retransmitir os pronunciamentos e participar enviando perguntas. Além disso, Jonas sempre leva o secretário responsável por algum setor do governo para falar de medidas específicas de cada área.

Nesta quarta-feira (6), no entanto, o prefeito inovou. De seu gabinete na Prefeitura, iniciou uma transmissão de 19 minutos. "Uma live diferente hoje, um pouco solitária", disse no começo da live.

Jonas não fez nenhum anúncio relevante. Comentou o fato de Campinas não ter confirmado mortes pela covid-19 nesta quarta. "Estamos num momento em que a notícia boa é ruim. O medo da Vigilância Sanitária é que isso provoque uma falsa sensação de segurança nas pessoas", disse.

Jonas também afirmou que os casos suspeitos mais antigos já foram praticamente zerados e que agora os testes estão sendo realizados em pacientes mais recentes.

O prefeito falou ainda sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras no comércio a partir de amanhã (7) e afirmou que ele mesmo não gosta muito de usar o equipamento. "Não gosto de colocar coisas na face, mas é necessário". Também deu uma dica: "Vejo pessoas nos ônibus com a máscara no queixo. Não adianta nada, gente. Tem que colocar certo".

O prefeito comentou a medida iniciada nesta quarta para restrição da circulação de veículos em avenidas da cidade, a fim de tentar ampliar a taxa de isolamento em Campinas para, assim, supostamente colocar a cidade na lista de municípios que podem ter a quarentena flexibilizada a partir da próxima segunda (11).

No final, Jonas fez um comentário sobre o clima. "Agora são cinco horas e 12 minutos, a gente está percebendo que está se formando uma chuva, e essa chuva é muito bem vinda, a gente estava há 40 dias sem chuvas", disse.

Depois, falou sobre medidas que tomou no passado para garantir a reserva de água em Campinas. "Já pensou faltar água em um momento como esse?"

"Tem duas coisas. Dá uma lavada no ar, e isso é bom. Mas também muda o tempo, vai cair a temperatura, as pessoas podem ter resfriado."